PUBLICAÇÕES

NEWS

Companhias voltam a testar interesse por oferta de ações

Aos poucos, empresas voltam a avaliar a possibilidade de recorrer ao mercado de capitais para financiar seus planos de expansão. Nas duas últimas semanas, as companhias de saneamento Corsan, estatal do Rio Grande do Sul, e a BRK Ambiental anunciaram que pretendem negociar ações em bolsa (IPO, na sigla em inglês), podendo quebrar o jejum dos últimos meses de fraco movimento de ofertas.

Estimuladas pela operação da oferta subsequente de ações (“follow-on”) da gigante de energia Eletrobras, empresas petroleiras listadas na B3 começaram a sondar bancos de investimentos para seguir o mesmo caminho. A PetroRecôncavo informou ao mercado que pretende levantar até R$ 2 bilhões numa operação com esforços restritos. Fontes disseram ao Valor que 3R Petroleum e a PetroRio avaliam fazer o mesmo, assim como a empresa de energia Eneva.

Se confirmadas as expectativas, as empresas de saneamento BRK Ambiental e Corsan poderão ser os primeiros IPOs do ano. A gigante chinesa China Three Gorges (CTG) e a companhia de petróleo SeaCrest também estão começando a sondar os investidores e poderão fazer ofertas iniciais de ações após as eleições, de acordo com fontes.

BY ALEXSANDER QUEIROZ SILVA
Fonte: Valor Investe

Voltar