Carta Aware | Abril 2022
Internacional
Abril foi um mês difícil para os mercados, com praticamente todas as classes de ativos apresentando perdas expressivas. Os mercados parecem estar em transição do tema “inflação” para o tema “desaceleração”, gerando com isso mais volatilidade.
O processo de aperto de condições financeiras nos EUA segue em curso e a visão do mercado é de que o FED fará 10 aumentos na taxa básica de juros, chegando a 3% no começo de 2023.
Observamos uma economia ainda em ritmo forte, com as taxas de consumo nos países desenvolvidos se mantendo em alto patamar, apesar do choque inflacionário.
Casos de Covid na China aumentaram, o que culminou no fechamento da grande metrópole de Xangai e de outras regiões, com inúmeras repercussões para o tema de interrupção das cadeias de suprimentos.
Uma forte desaceleração da economia chinesa se juntou à continuidade do quadro inflacionário global e ao conflito na Ucrânia.
A continuidade da guerra na Ucrânia com a Europa caminhando para um embargo ao petróleo russo também contribuiu para o mal-estar nos mercados, levando a fortes quedas nos preços dos ativos.