PUBLICAÇÕES

NEWS

Diversificação nos investimentos importa mesmo com olhar ESG

Fatores que guiaram políticas de alocação ainda são importantes, diz executiva da Bridgewater Há um maior interesse por investimentos aderentes aos critérios sociais, ambientais e de governança (ESG, na sigla em inglês), mas as pessoas não podem jogar pela janela o que aprenderam até agora sobre alocação de portfólios, como a necessidade de diversificação. O conselho é de Karen Karniol-Tambour, corresponsável de investimentos sustentáveis da Bridgewater, o maior hedge fund do mundo, do investidor Ray Dalio.

“Antes de discutir qualquer coisa sobre ESG ou sustentabilidade, investidores sempre souberam que a diversificação e a proteção para momentos de crise são muito importantes. Agora que nos preocupamos com sustentabilidade, não podemos nos esquecer dessas coisas. Elas continuam sendo extremamente importantes para investirmos bem o dinheiro”, afirma Karniol-Tambour em entrevista ao Valor.

Continuam devendo ser levados em conta fatores como o balanço de pagamentos do país onde aquela alocação está baseada, a moeda local e as perspectivas de crescimento.

Até a crise de 2008, os retornos estavam extremamente ligados ao desempenho da economia, mas o cenário mudou, segundo ela. Mesmo com a melhora de indicadores, houve deterioração da qualidade de vida, ao mesmo tempo em que preocupações climáticas, por exemplo, aumentaram. “Cada vez mais, vemos investidores dizendo que se importam mais do que apenas com ganhos”, diz a executiva, que na semana passada participou do evento Expert XP.

BY ALEXSANDER QUEIROZ SILVA

Fonte: Valor Investe

Voltar