PUBLICAÇÕES

NEWS

Entenda as regras da poupança de acordo com os movimentos da Selic

Apesar de figurar como o principal produto financeiro utilizados pelo investidor brasileiro, essa foi a primeira vez que a poupança perde adeptos, em 2019 contávamos com 35%, enquanto os outros produtos ganham novos investidores.

Mas afinal, você sabe como funciona a poupança?

Com a expectativa do aumento da taxa Selic passar dos 9%, as regras sobre rentabilidade da poupança toma o centro das atenções no noticiário de finanças a partir de agora. Isso porque, desde 2012 a caderneta têm duas formas de remuneração e ambas são atreladas ao movimento da taxa básica de juros, a Selic.

Basicamente, quando a Selic abaixo de 8,5% ao ano, como ocorre desde 2017, o rendimento da caderneta equivale a 70% da taxa acrescido da variação da taxa referencial (TR). Já quando ela ultrapassa a marca dos 8,5%, a rentabilidade passa a ser de 0,5% ao mês mais a TR – ou 6,17% ao ano mais a TR.

Agora você pergunta: ok, mas o que é taxa TR? A poupança agora está mais atrativa? Devo colocar todo o meu dinheiro na caderneta? Para responder à essas perguntas, trouxemos o Dindim por Dindim, gravado recentemente, que explica para você como funcionam os rendimentos da poupança, além das vantagens e desvantagens desse tipo de investimento.

Essa é a hora de você entender como a sua grana performa sendo aplicada nesse tipo de investimento.

BY ALEXSANDER QUEIROZ SILVA
Fonte: Como Investir?

Voltar