PUBLICAÇÕES

NEWS

Pesquisa internacional sobre cibersegurança mapeará o perfil das gestoras de recursos

Questionário da 7ª edição da pesquisa AMCC-IOSCO será encaminhado aos associados; respostas serão anônimas

Na sexta-feira, dia 10, será enviado às gestoras de recursos associadas o questionário da sétima edição da pesquisa internacional sobre práticas de segurança cibernética na indústria de gestão. A iniciativa é do AMCC (Comitê Consultivo dos Membros Afiliados) da Iosco (Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários) e tem o objetivo de acompanhar a evolução do perfil de segurança cibernética do segmento.

O questionário, aplicado em vários países membros da entidade, tem como base uma pesquisa da ICI (Investment Company Institute), associação que reúne fundos de investimento regulados nos Estados Unidos. As perguntas buscam entender como as instituições lidam com temas como autenticação, políticas e procedimentos, terceirização, criptografia e os impactos da pandemia de Covid-19 sobre a segurança cibernética. Somente uma pessoa de cada instituição poderá participar, e para garantir que as respostas reflitam a situação da empresa, é recomendado que seja um profissional das áreas de TISegurança da InformaçãoRisco ou Compliance. O anonimato dos participantes será garantido.

O prazo para o envio das respostas é 22 de outubro. Os resultados da pesquisa, que devem ser divulgados em novembro, trarão informações sobre a evolução do perfil de segurança do segmento de gestão em relação aos riscos cibernéticos. Com isso, as instituições poderão comparar suas práticas com as demais entidades.

O que é o AMCC

O Comitê Consultivo de Membros Afiliados da Iosco é integrado por autorreguladores, infraestruturas de mercado e associações. A ANBIMA presidiu o grupo por três mandatos consecutivos, entre 2012 e 2018. O tema da segurança cibernética está na pauta do AMCC com o objetivo de determinar os padrões adotados pela indústria de fundos em diferentes jurisdições.

BY ALEXSANDER QUEIROZ SILVA

Fonte: Anbima

Voltar